segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia internacional contra o trabalho infantil




















12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A partir desta data a campanha nacional Por um mundo sem trabalho infantil será veiculada em todos os canais de TV aberta do país.
A realização da campanha vem da parceria do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Produzida pelo cineasta Fernando Meirelles e ao som da música Comida, dos Titãs, a campanha tem como objetivomobilizar e sensibilizar a sociedade e os gestores públicos para que a infância, seja de fato, um tempo de aprendizado, “diversão e arte”.
Segundo o secretário-executivo do MinC, Juca Ferreira, a próxima ação do Ministério nessa área se dará no mês de julhocom a assinatura de parceria de um programa que potencializa ações culturais das comunidades de periferia com oPrograma de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
O PETI, programa que visa garantir que as crianças frequentem a escola e atividades sócio-educativas, oferece um auxílio financeiro pago mensalmente à mãe ou ao responsável legal do menor.
Diversos eventos com o intuito de eliminar progressivamente todas as formas de exploração de crianças e adolescentes serão realizados no mundo todo em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
A empresa suíça Caran d’Ache, por exemplo, apresentará uma escultura de um lápis inscrita com o slogan: “Educação: a resposta certa contra o trabalho infantil”.
A Cátedra Gestão de Cidades com a preocupação de refletir sobre o fenômeno do trabalho infantil e as políticas públicas para seu enfrentamento tem participado como assessoria técnica científica da pesquisa/diagnóstico do “Projeto ABC Integrado - Crianças e adolescentes em situação de rua: tecendo uma rede de proteção integral do direito à convivência familiar e comunitária”. Para mais informações sobre o projeto acesse:
Fonte: Google.



Postado por: Clair e Natália.

Nenhum comentário: